RSS

Os vinhos do Veneto: Valpolicella, Amarone, Bardolino e Soave

03 dez

O Vêneto é uma das regiões vinícolas mais importantes da Itália. No que se refere à área plantada e produção fica apenas um pouco aquém das principais produtoras do país, a Sicília e a Apúlia, mas no que se refere ao renome de alguns dos seus vinhos ganha com folga dos seus dois concorrentes do Sul da Itália.

No que se refere à reputação e qualidade dos seus vinhos, a região é marcada por um desnível evidente entre a parte oriental e a parte ocidental. Enquanto a província de Verona, produz vinhos como o Soave, o Valpolicella, o Bardolino e o Amarone (Alguns dos mais famosos e consumidos vinhos italianos), praticamente ninguém conhece os vinhos de Berganze, Colli Berici, do Vale do Piave ou de Lison-Pramaggiore. Apenas o Prosecco se afirmou como uma ilha isolada na parte oriental da Região.

Vamos conhecer só um pouquinho (ou melhor, um átimo como dizem os italianos) das mais importantes denominações do Vêneto:

  • Valpolicella: Nas encostas dos Pré-Alpes, a norte de Verona, crescem as uvas utilizadas para a fabricação de um dos mais famosos tintos da Itália, o Valpolicella. Trata-se de um corte das uvas Corvina ou Corvinone, Rondinella, Molinara e pequenas quantidades de outras variedades locais. Tem um aroma que lembra frequentemente cerejas e um sabor seco, frutado e não muito intenso. Os melhores vinhos são feitos com uva da zona Clássica, ao redor de Fumane, Negar e San Pietro. É na minha opinião um dos melhores para acompanhar pratos de uma bella pasta!!!

Vinhos como esse Valpolicella DOC 2000 de Giuseppe Quintarelli recebem notas altíssimas de avaliadores de todo o mundo.

  • Amarone: O Amarone é um dos vinhos italianos mais fortes, pesados e alcoólicos. Depois de colhidas, as uvas de Valpolicella são penduradas ou espalhadas em locais bem arejados e deixadas para secar durante dois ou três meses. Esse processo de secagem faz com que o vinho fique extremamente concentrado e com um percentual alcoólico que pode atingir os 16 pontos. Um Amarone bem feito tem aroma intensos e um sabor extremamente pronunciado e pode amadurecer na garrafa durante longos anos. A variante doce do Amarone, conhecida como Recioto é do ponto de vista histórico muito antiga, mas quase não se fazem mais vinhos desse tipo na região.

 

  • Soave: O mais conhecido vinho branco italiano provém de uma região vinícola sutuada a leste da cidade de Verona. É produzido com uvas Garganega, Trebianno di Soave bem como Chardonnay e Borgonha branca e é particularmente bao como aperitivo, para companhar peixe ou marisco. As diferenças de qualidade entre os vinhos de diversos produtores padem ser incrivelmente surpreendentes. Os melhores exemplares provêm, de modo geral, das encostas da Zona Clássica nas regiões de Soave e Maonteforte.

 

  • Bardolino: Esse tinto leve e frutado tem origem nas margens do lado sudeste do Lago de Garda. é feito em princípio, com as mesmas castas que o Valpolicella. Infelizmente existem pouco produtores que fazem vinhos de qualidade superior. Em bons anos, estes vinhos muito agradáveis de beber são ótimos acompanhantes de um peixe frito, além de pratos de massa e carne de vitela.

Agora é só começar a provar os melhores do Norte da Itália….em breve mais regiões e vinhos desse incrível país.

 
2 Comentários

Publicado por em 3 de dezembro de 2011 em Dicas, Notícias, Novidades

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

2 Respostas para “Os vinhos do Veneto: Valpolicella, Amarone, Bardolino e Soave

  1. Luiz Carlos Monastero jr

    5 de setembro de 2013 at 12:09

    buon giorno davvero vino del veneto buonissimo

     
  2. Silvia Maria Coleraus

    21 de julho de 2015 at 23:44

    Manifesto a minha satisfação com os vinhos Soave que tive oportunidade de experimentar, ideal para estes dias quentes de verão, o sabor é realmente surpreendente. O que mais gostei era 80% de uva garganega e 20% Trebianno.
    Recomendo

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  •  
    %d blogueiros gostam disto: