RSS

O Vinho Marsala – Parte 1

13 dez

Corria o ano de 1770, quando uma tempestade arrastou o jovem inglês John Woodhouse para o porto de Marsh-allà. O ancoradouro,com o nome árabe que significa Porto de Deus, pertencia à Cidade de Marsala, na zona ocidental da Sicília e aqui Woodhouse iria fazer uma descobeta que viria a alterar drasticamente o mercado mundial de vinhos.

File:Sbarco della spedizione a Marsala.jpg

Na realidade, com mais ou menos ambição, o filho de um comerciante de Liverpool tinha se dirigido a Mazara del vallo para aí adquirir cinzas de soda e assim, enquanto lá fora rugia a tempestade, o quase náufrago sentia-se pela primeira vez em terra firme. E já que estava à salvo, porque não conhecer mais de perto os pubs da cidade?

Uma visitinha nas bodegas locais e...pimba!!!

E logo na primeira taberna do porto onde Woodhouse entrou, esperava-o uma surpresa. Quando lhe foi servido o vinho local, rapidamente percebeu que a bebida não deixava nada a desejar se comparados com os bem caros produtos espanhóis e portugueses – Sherry e Madeira.

John Woodhouse

Para poder confirmar as suas idéias, fez vir a sua prometida – que trabalhava numa cave na Ilha da Madeira. Após inúmeras provas, ambos foram unânimes nas suas conclusões sobre as potencialidades do vinho de Marsala: estava à altura de concorrer com o Madeira e o Sherry, quebrando assim o monopólio português e espanhol de vinhos fortificados.

Três anos depois, o primeiro carregamento rumava para a Inglaterra onde, o novo vinho, rapidamente conquistou admiradores. Passado muito pouco tempo, uma linha regular entre Marsala e Liverpool se fez necessária para suprir tamanha procura.

Após 12 anos difíceis, em uma sangrenta guerra vencida pelo Almirante Nelson, esmagando as armadas unidas de Espanha e França, o vinho siciliano passou a ser conhecido em toda a Inglaterra e, logo depois, no resto do mundo como Marsala Victory Wine.

 

 
Deixe um comentário

Publicado por em 13 de dezembro de 2011 em Dicas, Notícias, Novidades

 

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  •  
    %d blogueiros gostam disto: